A ARCA DE NOÉ

abril 16, 2010 em Uncategorized por sementinhakids

A pedido de muitos irmãos estou postando o teatro que fizemos na igreja sobre a Arca de Noé. Este teatro foi feito em ocasião do aniversário da igreja e em conjunto com o ministério de louvor. A duração dele é aproximadamente 30 minutos. Gravei todas as falas numa radio da cidade. Então os atores só moviam a boca. (fiz isso porque as falas são muitas e para que se entenda o que esta sendo dito) O cenário foi dividido em dois, num estavam as duas crianças da peça e no resto a dramatização das músicas com o resto das crianças. As músicas foram cantadas por adolescentes e crianças, usamos o Play Back do Cd Crianças Diante do trono: A Arca de Noé. Enquanto eles cantam, as crianças dramatizam as músicas.
Fizemos uma arca de madeira compensado de uns 5 metros com porta (observe as fotos).

A ARCA DE NOÉ

Entra uma criança caminhando com a cabeça baixa, triste e desanimada. Entre choros fica dizendo:

-Criança 1: Eu não presto para nada mesmo, eu não consigo, acho que não nasci para isso!!

Criança 2: Oi Tudo bem com você? Tenho percebido nos últimos dias que você anda muito triste, desanimado e pra baixo! O que foi heim?

Criança 1: É, você ta certo, ando muito triste mesmo! Eu não presto para nada, tudo o que faço dá errado, em casa e na escola . Todos pegam no meu pé e me criticam. Não sirvo mesmo para nada.

Criança 2: Eu sinto muito que esteja se sentindo assim, mas sabe, nada do que você tem pensado é verdade, você é uma pessoa muito especial para Deus, ele sonhou com você e o criou para um propósito e veja, você faz parte de uma igreja de vencedores! .

Criança 1: Hummmm, não sei. Eu pareço não fazer nada certo, eu não me sinto um vencedor! Não posso nem pensar em ser líder ou alguém usado por Deus!

Criança 2: Claro que pode! Deus criou você para impactar sua geração, você é muito importante!

Criança 1: Puxa!! Você não acha que está exagerando um pouco?

Criança 2: Sim, Deus pode usar sua vida para abençoar muita gente assim como usou Noé!

Criança 1: Noé? Eu já ouvi falar desse cara! Está na Bíblia né?

Criança 2: Sim escuta só.

MUSICA: QUANDO NASCE UMA CRIANÇA (FAIXA 3)

(Nessa música uma irmã, o marido e a sua filha bebê vestidos de israelitas fizeram a dramatização da música, pais abençoando o filho, demonstrando amor)

Criança 2: Foi isso que o pai de Noé disse quando ele nasceu. Quando os pais recebem seus filhos devem sempre dizer palavras de bênçãos que mostrem aos seus filhos que eles vieram ao mundo para cumprir um lindo propósito, para viver e marcar sua geração. Você não viu o que o Pastor _______ sempre fala? Nós somos chamados para ganhar a nossa cidade para Jesus!

Criança 1: Marcar minha geração, gostei disso, eu quero marcar minha geração! (depois faz uma cara triste e volta a ficar desanimado)

Criança 2: O que foi, porque você ficou com essa cara de novo?

Criança 1: É que no tempo de Noé deve ter sido fácil, todos eram super bonzinhos, hoje o povo não tá nem aí para Deus. Na minha escola todo mundo debocha do evangelho e não quer nem saber!

Criança 2: Que nada! A Bíblia conta que a geração de Noé era muito má e rebelde! Cada um fazia o que queria, ninguém amava a Deus, era um tempo difícil!

MUSICA: TODO MUNDO ERA MAU! (FAIXA5)

(Nesta música as crianças maiores vestidas de preto dançaram e simbolizaram uma cidade e a maldade das pessoas da época)

Criança 1: Ué tudo seria destruído? Você não falou que Noé marcaria sua geração?

Criança 2: Calma! Acontece que Noé era diferente. A Bíblia diz que ele cresceu, se tornou um homem integro e que andava com Deus. Noé e toda a sua família amavam a Deus e por isso Deus os livraria!

Criança 1: Como o mundo seria destruído?

Criança 2: Deus enviaria um grande aguaceiro, uma chuva tão forte que inundaria tudo, então Deus falou com seu amigo Noé para construir uma arca para entrar nela e assim se salvar!

Criança 1: Uau! Uma arca! Eu gosto de barcos! Então foi por isso que Noé construiu a arca? Deve ter dado um trabalhão heim?

MÚSICA: A ARCA ( FAIXA 9)

(Aqui tinha um líder, NOE, e os filhos e esposas construindo a arca, que estava desmontada na música eles a montam nesta e na próxima música)

Criança 1:Uau deve ter sido muito grande, ne?

Criança 2: Sim, porque nela deviam caber todos os animais e a família de Noé. Deus deu todas as medidas exatas da arca.

Criança 1: Deve ter parecido com o Titanic, né? Que loucura para aquela época.

Criança 2: Você nem imagina como deve ter sido difícil para Noé e sua família obedecer a Deus.

Criança 1:Porque?

Criança 2: Porque as outras pessoas não entendiam Noé, eles achavam que ele tinha pirado! E quando Noé falava que iria cair água dos céu e inundar tudo por causa dos pecados deles ninguém acreditava e ainda debochavam dele. Mesmo porque até ai nunca tinha chovido!

Criança 1: Puxa, eu não queria estar nas sandálias de Noé nessas horas. A galera toda devia rir da cara de Noé e dos seus filhos! Esse Noé era corajoso pra valer!

Criança 2: É, quando a gente ouve a voz de Deus nos mandando fazer alguma coisa, ainda que os outros riam, ou que pareça difícil, devemos confiar e obedecer, assim como Noé, Sem Cam e Jafé.

Criança 1: Agora me lembro do que minha a mãe me contou a cerca da Boa Semente (coloque o nome da sua igreja). No inicio as pessoas pensavam que era uma loucura sonhar com uma igreja graaaaande e excelente, mas o Pastor e os irmãos obedeceram a Deus, e………. e……….. e …………nossa como é difícil obedecer!

MUSICA: OBEDECER. ( FAIXA 11)

(Aqui Noe deixa a arca pronta para receber os animaizinhos na próxima música)

Criança 1: Tenho uma dúvida. Como Noe conseguiu carregar a bicharada até a arca?. Já pensou carregar um elefante?

Criança 2: Um só não, dois de cada espécie! Macho e fêmea, Deus falou com os animais escolhidos e eles foram até a Arca!

Criança 1: Ahhhh bom!

MUSICA: BICHOS GRANDES E PEQUENOS! (FAIXA 13)

(As crianças menorzinhas vestidas de animalzinhos entram em duplas na arca, dançando.)

Criança 2: Quando Noé e sua família e os bichos entraram na arca, Deus fechou a porta e choveu 40 dias e 40 noites, toda a terra foi coberta com água, mas Noé, sua família e os animais estavam seguros na arca.

MÚSICA : PLINC, PLINC, PLONC, PLONC (FAIXA 15)

(Noé, a família e os bichinos dentro da arca se movem ao ritmo da música. Algumas crianças maiores vestidas de preto fazem ondas de mar na frente da arca com pranchas de isopor cortadas e pintadas como ondas. Veja as fotos)

Criança 2: A arca parou sobre as montanhas de Ararate…

Criança 1: Até que em fim, Noé e a bicharada puderam descer eim!

Criança 2 : Descer nada! Ainda se passaram uns três meses até que as águas desceram e a terra secasse!

Criança 1: Três meses!!!! Isso é uma eternidade! Eu acho que não ia conseguir esperar tanto e nem agüentar cuidar de toda essa bicharada, dar de comer, dar banho uajjj!!!

Criança 2: Aprender a esperar é muito importante para todo filho de Deus. Devemos esperar pacientemente as promessas do Senhor. Esperar com uma atitude de fé. Nós na igreja esperamos o cumprimento de cada Palavra dada por Deus.

MÚSICA: ESPERAR, ESPERA, ESPERAR. (FAIXA 17)

(Novamente as Noé, a família e os bichinos dentro da arca se movem ao ritmo da música)

Criança 1: É, esperar o tempo de brincar, de namorar, digo cortejar ne? Meu líder sempre me fala disso, e posso ver como isso é importante também, ne?

Criança 2: Sim, criança deve aprender a esperar também. Depois de tanta espera Deus falou para saírem da arca, Noé sua família e os bichos.

Criança 1: Até que enfim, já posso até imaginar a alegria de todos os bichos, os cachorrinhos, bezerrinhos, correndo pelo campo todo!

Criança 2: Sim, mas antes de qualquer coisa Noé fez um culto para adorar e agradecer a Deus por sua bondade e fidelidade! E é isso que Deus espera de cada irmão da Boa Semente (coloque o nome da sua igreja) nestes dias, um coração grato por tudo o que Deus já nos deu!

Criança 1: Sim, ele nos deu um prédio super bonito, e o o o o

Criança 2: Anexo (escritório, coloque as bênçãos que Deus deu para a sua igreja) da igreja…

Criança 1: Isso mesmo, nos deu cadeiras, igreja para crianças, salão de festas, púlpito, som, carro e um montão de coisas. Sem a mão dele não teríamos nadica de nada.

Criança 2: Sim, Deus é muito bondoso! E o mais importante: Deus multiplicou e fez as pessoas aumentarem muito nesses cinco anos! (coloque os anos de vida da sua igreja ou nestes últimos anos)

Criança 1: Obrigado Senhor!!!!!

MÚSICA: MUITO OBRIGADO. (FAIXA 19)

(Nesta faixa passamos em slides no data Show fotos da igreja, batismos, encontros, acampamentos, cultos, cultos de crianças, enfim de toda a atividade da igreja, enquanto o ministério canta MUITO OBRIGADO)

Criança 2: Deus fica muito feliz quando somos agradecidos. Assim ele ficou quando viu a Noé. Então fez uma aliança com ele e seus filhos, que nunca mais haveria um dilúvio sobre a terra.

Criança 1: É mesmo? Não sabia que Deus tinha feito esta aliança com Noé.

Criança 2: Sim. O sinal desta aliança é o arco íris. Quando olhamos o arco íris devemos nos lembrar da fidelidade e bondade de Deus.

MÚSICA: O ARCO ÍRIS (FAIXA 21)

(As os animaizinhos saem da arca e dançam junto com Noé e a sua família)

Criança 1: Puxa vida!!! Que história bonita!!

Criança 2: É mesmo, você viu o que Deus pode fazer com a vida de um homem?

Criança 2: Sim, e eu também quero ser usado com os irmãos para impactar minha amada Água Boa (coloque o nome da sua cidade). Agora eu creio, assim como Noé creu na palavra em Deus, creio que Deus vai levantar um grande exercito de filhos dEle aqui!!!

Criança 1: É isso aí, mano!

As Crianças saem juntas… ao som de algum louvor que a igreja toda possa cantar.

Fim

Autora: Pra. Gabriela Pache de Fiúza.