ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALEM

outubro 3, 2009 em Uncategorized por sementinhakids

“A Entrada Triunfal”


1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta

4- Pedidos de Oração: Orar pela Campanha: “Qual é o meu lugar na família de Deus”  (e demais pedidos).

5- Revisão da lição anterior: “A Cura da Filha de Jairo” (Faça perguntas às crianças).

6- Objetivo:  Ensinar às crianças  a dar a devida adoração  ao Filho de Deus. Explicar o significado da palavra “Hosana”: “declaração de louvor.”

Líder, explique também que, no ocidente, o jumento é um animal desprezível; mas no oriente ele é considerado um animal nobre. Com freqüência, um rei vinha montado em um jumento, o que era sinal de que ele vinha em paz. O cavalo era cavalgadura de guerra; o jumento cavalgadura de paz. Por isso, quando Jesus reivindicou ser rei, declarou ser o rei de paz. Mostrou que viera, não para destruir, mas para amar; não para condenar, mas para ajudar; não no poder dos exércitos, mas na força do amor. Foi um último convite ao ser humano para abrir, não os seus palácios, mas o coração a Ele.

7- Quebra-Gelo: Fale com as crianças o versículo para memorizar, e depois peça que elas completem a frase: “Eu dou graças ao Senhor porque Ele…” (Exemplo: …cuida de mim…. me ama…. me salvou…. é o meu protetor….. curou a doença da minha mãe…. )  Depois de dar alguns exemplos peça para as crianças falarem.

8- Versículo para Memorizar: “Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” Salmo 136:1

9- Referência Bíblica: Lucas 19:28-41

10-Mensagem: Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. Quando iam chegando aos povoados de Betfagé e Betânia, que ficam perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: — Vão até o povoado ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele. Eles foram e acharam tudo como Jesus tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: — Por que é que vocês estão desamarrando o animal? Eles responderam: — O Mestre precisa dele.  Então eles levaram o jumentinho para Jesus, puseram as suas capas sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. Conforme ele ia passando, o povo estendia as suas capas no caminho.  Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto.  Eles diziam: — Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!  Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: — Mestre, mande que os seus seguidores calem a boca! Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão!  Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela.

11- Aplicação: Muitos tiveram a sua participação na Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Uns providenciaram um jumentinho.  Outros estenderam mantos no caminho para Jesus passar. E outros cortavam e agitavam ramos de árvores enquanto cantam em adoração ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Aprendemos que há diversas formas de adorar ao nosso Salvador.

12- Atividade: Monte um cenário: faça um caminho, coloque galhos de árvores, lençóis, use a criatividade. Cubra uma bicicleta e enfeite como se fosse um jumentinho. Escolha a criança que fará o papel de Jesus. Coloque um Cd de adoração e encene a história com as crianças.

13- Comunhão / Encerramento

estudo retirado de http://miriangalli.blogspot.com