JESUS E AS CRIANÇAS

agosto 14, 2009 em Uncategorized por sementinhakids

Título: “Jesus abençoa as crianças”

1- Revisão da lição anterior: “Jesus alimenta 5.000 pessoas” (Faça perguntas às crianças).

2- Objetivo: Ensinar às crianças que Jesus tem um carinho muito especial por elas.

3- Quebra-Gelo: Líder coloque um espelho dentro de uma caixa, ambos devem ser no mínimo de tamanho médio. Peça para que cada criança abra a caixa e veja o que tem dentro sem contar a ninguém o que viu, e diga que dentro da caixa tem algo que é muito especial para Jesus. Em seguida, peça para as crianças compartilharem o que elas pensavam que tinha dentro da caixa, antes de abri-la, ou qual foi a sensação, ao verem o rosto delas refletido pelo espelho, sabendo que elas são especiais para Jesus.

4- Versículo para Memorizar: “Disse Jesus: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.” Marcos 10:15

5- Referência Bíblica: Marcos 10:13-16

6- Mensagem: Jesus foi para a Judéia, e uma multidão o seguia.  Algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, impondo as mãos sobre elas.

7- Aplicação: Naquela época, era comum levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes e mestres da época, por isso algumas mães levaram seus filhos para serem abençoados por Jesus.  Mas os discípulos achavam que Jesus estava ocupado demais, ensinando as pessoas, e que Ele não poderia ser interrompido por causa de algumas crianças. Mas isso não era o que Jesus pensava! Ele além de receber as crianças com muito carinho, ensinou as pessoas que estavam  ouvindo os seus ensinamentos, o quão importante elas eram! Hoje as crianças não são muito valorizadas pelas pessoas, por isso vemos muitas crianças hoje querendo ser mais velhas. Mas Jesus ensina exatamente o contrário, se uma pessoa adulta, jovem, velha, não for igual a uma criança em sua inocência e pureza não entrará no Reino dos Céus! Toda a vez que você se sentir desprezado ou desvalorizado por ser uma criança, sempre se lembre que Jesus gostaria que todas as pessoas fossem crianças, como você!

8- Atividade: Líder leve um caixa de bombom para a sua célula, poderá ser embrulhada, mas que as crianças ainda consigam perceber o que tem na caixa. Você irá entregar essa caixa para a criança a sua direita e irá dizer uma qualidade ou uma característica física que você aprecie nela e cada criança deverá fazer o mesmo; entregar a caixa para a pessoa a sua direita e lhe dizer algo positivo. Se a criança não souber, as outras crianças da célula podem ajudar, mas deverá ser algo de bom, nunca um defeito ou algo feio. No final da brincadeira, enfatize o quanto elas são especiais para Deus e o quão talentosas elas são. Em seguida, divida a caixa de bombom com a célula. Depois, distribua um cartão bem lindo com a frase “Eu sou obra-prima de Deus!” (obra-prima de Deus = obra perfeita de Deus) E diga para as crianças que, quando elas se sentirem desprezadas, peguem o cartão e leiam em voz alta:  “Eu sou obra-prima de Deus!”  Ao final cantem a música “Aos olhos do Pai” da Ana Paula Valadão.

9- Comunhão / Encerramento

Retirado do blog da pastora Miriam Galli http://miriangalli.blogspot.com

_______________________________________________________

JESUS E AS CRIANÇAS

Jesus mostrou a Deus discípulos a importância que a criança deveria exercer no ministério deles: “Quem receber uma criança, tal como essa, a mim me recebe…”.

Temos que tomar cuidado para não afastarmos as crianças do Senhor e da igreja, pelas nossas atitudes, pela falta de preparo da lição, pela nossa falta de interesse na vida delas.

Estude bem Mt 18:1-14 e ore para que você não seja pedra de tropeço na vida de seus alunos.

Ler: Marcos 10:13-16; Lucas 18:15-17

Versículo para DECORAR: “Deixai vir a mim os pequeninos…pois dos tais é o reino dos céus”. Lc 18:16

APLICAÇÃO: Ensinar que as crianças são especiais para Deus.

Introdução

Na aula passada, vimos a história de Jesus quando Ele tinha 12 anos. Na história de hoje, Jesus está adulto.

Desenvolvimento

Jesus andava por várias cidades falando do amor de Deus, Ele curou muito doentes, fez cegos enxergarem, ajudou homens e mulheres. Por isso, por onde Ele passava as pessoas queriam conhecê-lO. Os pais, também, queriam que Jesus orasse pelas suas crianças, e as crianças tinha curiosidades para vê-lO.

Certa vez, Jesus estava falando para as pessoas quando trouxeram crianças para que Ele as abençoasse, mas os discípulos de Jesus tentram impedir que chegassem perto. Talvez os discípulos tenham dito a elas: ” Vão embora, crianças, Jesus não tem tempo para vocês”. Ah! Os discípulos estavam enfanados, Jesus sempre tinha tempo para as crianças. Ele ama e se importa com todos as crianças.

Jesus deu uma “bronca” nos discípulos, e disse: ” Deixem que as crianças venham a mim, pois delas é o reino dos céus”. Ele abraçou as crianças e as abençoou. Elas devem ter ficado muito felizes.

Jesus sempre falou das crianças em Seus ensinos. Certa vez, Ele disse que quem recebesse uma criança estaria recebendo-O, também.

Certo dia, Jesus chegou no templo e as crianças cantaram louvores para Ele.

Há várias histórias de crianças na Bíblia, porque para Deus as crianças são especias.

Conclusão

Como é bom sentir o amor de Deus por nós. Como é bom sentir que temos a proteção de Jesus e seu cuidado de forma especial.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica)  Quando as crianças aparecem