JOÃO O BATISTA e o BATISMO DE JESUS

fevereiro 21, 2009 em Uncategorized por sementinhakids


ESTUDO Título: “O batismo de Jesus.”

Líder, NÃO leia a edificação para as crianças, estude-a antes da reunião.

1- Objetivo: Ensinar às crianças o significado do batismo.

2- Quebra-gelo: Antes de explicar sobre o significado do Batismo, coloque água numa bacia e despeje um pó corante, depois pegue uma folha em branco e mergulhe-a nessa água, a folha mudará de cor. Pergunte as crianças o que aconteceu? Depois pergunte a elas o que esse experimento tem a ver com o Batismo. Resposta: Assim como o papel mudou de cor ao ser mergulhado na água, as pessoas quando se batizam, estão morrendo para o mundo e ressuscitando para uma vida diferente, uma nova vida com Cristo! (Líder, faça um teste antes).

3- Versículo para Memorizar: “Quem crer e for batizado será salvo.” Mc 16:16

4- Referência Bíblica: Marcos 1: 1-11

5- Mensagem: A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada com o profeta Isaías. Ele escreveu o seguinte: “Deus disse: Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho.” E o profeta escreveu também: “Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” E foi assim que João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e anunciando esta mensagem: “ Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.” Muitos moradores da região da Judéia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. Ele usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Ele dizia ao povo: “ Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.” Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade da região da Galiléia, até o rio Jordão, para ser batizado por João Batista. Este disse: “Eu preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?” “E necessário que seja assim, para que se cumpra toda a justiça de Deus!” Respondeu Jesus. Então João concordou. Depois que Jesus foi batizado por João batista, o Espírito de Deus desceu como uma pomba e pousou sobre Jesus. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: “Este é o meu filho querido, que me dá muita alegria!”

6- Aplicação: Jesus, pelo tempo que viveu aqui na terra, foi exemplo em tudo: obediência; amor ao próximo; foi tentado, passando por tribulações e angústias, mas permaneceu firme, sem pecar.

E, mesmo sendo o Filho de Deus, pediu para que João Batista o batizasse. O batismo é muito importante, é uma ordenança! As pessoas que aceitam Jesus como Seu Senhor e Salvador devem se batizar. O Batismo significa morrer para o mundo e viver uma vida completamente nova para Jesus! Na nossa igreja, a partir dos 12 anos, a criança pode se batizar.

7- Atividade: Faça um acróstico com a palavra B-A-T-I-S-M-O, e em cada letra a criança terá que dizer uma palavra que seja qualidade de um cristão, (por exemplo: B Bondoso, O gratO, I fIel, a letra pode se encontrar em qualquer parte da palavra: no começo, no meio ou no final dela).

8- Comunhão / Encerramento

_______________________________________________________

ESTUDO Título: O Profeta João Batista

1- Objetivo: Ensinar às crianças que assim como João Batista, nós também devemos levar os nossos familiares e amigos ao arrependimento dos seus pecados, anunciando a volta de Jesus.
2- Quebra-Gelo: Qual foi a melhor notícia que você já recebeu? (Notícia é alguma coisa que aconteceu, algo que alguém contou pra você ou você assistiu no jornal da televisão). Líder ouça a resposta das crianças e diga: “Há uma notícia melhor que as que vocês contaram, vamos conhecer agora a história de um homem que foi chamado por Deus para dar um boa notícia às pessoas. Vamos descobrir qual é essa notícia?
3- Versículo para Memorizar: Alguém está gritando no deserto: “Preparai o caminho do Senhor.” – João 3:4b
4- Referência Bíblica: Mateus 3:1-17
5- Mensagem: Naquele tempo João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, dizendo: – Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! A respeito de João, o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: “Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” João Batista usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Os moradores de Jerusalém, da região da Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão iam ouvi-lo. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse: —Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. E não digam uns aos outros: “Abraão é nosso antepassado.” Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão! O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele. Com a pá que tem na mão ele vai separar o trigo da palha. Guardará o trigo no seu depósito, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga. Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de idéia, dizendo assim: – Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?Mas Jesus respondeu: – Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: – Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
6- Aplicação: João Batista foi chamado por Deus para dar um boa notícia às pessoas. A boa notícia era a vinda de Jesus, que viria para perdoar os pecados e dar a salvação, a vida eterna a todos que O aceitassem! Hoje nós podemos nos identificar com João Batista. Nós estamos aqui na terra para proclamar as boas novas, dar as boas notícias do reino de Jesus, falar do Seu amor e de uma vida nova que Ele tem para oferecer a todos! Ore e peça sabedoria ao Senhor para anunciar as boas novas de paz e perdão!
7- Atividade: Monte um jornal da TV com as crianças. Distribua as tarefas: repórter (quem vai entrevistar), o entrevistado, quem vai escrever as notícias, apresentadores, câmeras, quem vai preparar o cenário, etc. A cada tarefa coloque uma ou várias crianças para participar. Pode usar recortes de jornais, de revistas ou desenhos para usarem na reportagem.
8- Comunhão / Encerramento

Estudo retirado do blog da Pra Mirian Galli http://miriangalli.blogspot.com/